terça-feira, 24 de novembro de 2009

Ilusão


Nascemos com a ilusão de que o Mundo é perfeito…
Nascemos com a ilusão de que o Mundo gira à nossa volta…
Sei que isso não acontece, que tudo, como diz o título, é uma ilusão…
A história que vos vou contar passou-se num dia em que uma menina mimada e rica, que pensava que o Mundo girava à sua volta, pediu ao pai a Lua…
O pai foi ter com um astronauta que já tinha estado na Lua e perguntou-lhe:

- Durante a sua viagem à Lua, trouxe alguma rocha lunar?
- Sim – disse o homem – mas porque é que quer saber?
- Pode vender-ma?
- Não, não posso, esta pedra significa muito para mim, não por ser diferente de todas as outras mas porque fui das poucas pessoas que pisei a Lua, e assim vou ser recordado e sempre que olho para esta rocha lembro-me do grande dia que foi…
Desapontado, o pai foi para casa. Então, disse à Paula, a sua filha:
- Minha filha, sei que te desapontei, pois não te trouxe a Lua, nem sequer um pedaço dela…
A menina, por uma vez na vida não ter o que quis, começou a chorar. Então, o pai disse-lhe:
- Minha filha, dou-te esta rosa vermelha que representa todo o amor que tenho por ti…
- Mas eu não quero a flor, quero a Lua…
- Isso é uma ilusão, não podes ter a Lua só para ti, a Lua é para estar no céu onde toda a gente a pode ver…
- Mas eu quero-a só para mim …
- Aceita a rosa, se conseguires fazer uma boa acção até ao fim do dia, eu dou-te uma prenda melhor do que a Lua, o Sol, o Universo…
- Sim, papá, até ao fim do dia vou fazer uma boa acção…
Paula foi para o jardim, sentou-se de baixo da sua árvore favorita e começou a pensar: “Se eu ajudar uma velhinha a atravessar a rua, é uma boa acção” mas lembrou-se que o pai não a deixava sair para fora do seu extenso terreno. Então, disse para si mesma “ Vou plantar esta flor antes que murche”…
Assim chegou o fim do dia, e, pensava ela, que não tinha feito nenhuma boa acção…
- Papá – disse ela – não fiz nenhuma boa acção…
O pai disse-lhe para lhe contar o que tinha feito durante todo o dia e ela assim fez. O pai disse-lhe que ela tinha praticado a melhor acção do Mundo, tinha salvado um ser vivo, ou seja, a rosa que ele lhe oferecera.
- Queres a tua recompensa? – perguntou o pai.
- Não – disse ela.
- Então porquê?

- Porque a melhor recompensa do Mundo é poder ajudar alguém. Hoje aprendi que o Mundo não gira à minha volta, eu é que giro à volta do Mundo, que o Mundo não é perfeito, mas eu posso contribuir para que ele fique melhor.
- Muito bem filha, aprendeste a melhor lição de todas…
Assim percebeu que toda a sua vida tinha vivido numa ilusão de um Mundo perfeito onde tudo era como ela queria…

Cátia Silva

Sem comentários: