terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Biografia de Jorge Amado
Nas aulas de Estudo Acompanhado, andámos a ler o conto infanto-juvenil O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá: uma história de amor do escritor mundialmente famoso Jorge Amado.

Uma das actividades propostas consistiu na elaboração da biografia do referido escritor com base em dados biográficos.
Eis uma das biografias elaboradas:
Jorge Amado, de seu nome completo Jorge Amado de Faria, nasceu a 10 de Agosto de 1912, numa fazenda de cacau (Fazenda Aricídia - Ferradas, no sul do estado de Bahia), e era filho de João Amado de Faria e de D. Eulália Leal. O seu núcleo familiar era composto por mais três irmãos: Jofre, Joelson e James.
Este escritor foi o autor de inúmeras obras, nomeadamente: A Bola e o Goleiro; A Estrada do Mar; Sentimentos; O Homem da Mulher e a Mulher do Homem; Capitães da Areia; Gabriela, Cravo e Canela; Dona Flor e os seus Dois Maridos; Tieta do Agreste; Tocaia Grande: a face obscura, entre outras.

Algumas das obras atrás mencionadas foram tão populares que acabaram por ser adaptadas para novelas e para séries televisivas.

Durante a sua longa vida, Jorge Amado foi reconhecido mundialmente pela sua obra, tendo recebido inúmeros prémios em todo o Mundo: Stalin da Paz (União Soviética, 1951), Pablo Neruda (Rússia, 1989), Luís de Camões (Brasil - Portugal, 1995), Ministério da Cultura (Brasil, 1997), entre outros.

Morreu a 6 de Agosto de 2001, em Salvador (Brasil). A seu pedido, o seu corpo foi cremado e as suas cinzas foram espalhadas em torno de uma mangueira na sua residência no Rio Vermelho.
Francisca Teixeira

Sem comentários: