terça-feira, 2 de junho de 2009

Texto Lírico - Poesia



A poesia é uma arte muito antiga e sabe-se que todas as literaturas começaram com textos em versos. Quando ouvimos dizer um poema, sentimos logo que se trata de um texto especial, que nos comove de maneira diferente de todos os outros, pelo que se diz e, sobretudo, como o diz.
Texto lírico caracteriza-se por:

Aspectos de Conteúdo:

1. Existência de um sujeito que revela e explora uma vivência interior.

2. Um mundo filtrado pela experiência de um sujeito (“eu poético” ou “sujeito poético”). Aspectos Formais/Linguísticos:

1. Escrita em verso . O poema apresenta uma mancha gráfica diferente da prosa.

2. Predomínio da primeira pessoa gramatical.

3. Musicalidade.


NOÇÕES BÁSICAS

Verso: cada uma das linhas do poema, que pode ter sentido completo ou não.

Estrofe: conjunto de versos; as estrofes encontram-se separadas por um espaço em branco. Estrutura Estrófica: as estrofes podem ser classificadas consoante o número de versos que a constituem:

1 verso - Monóstico

2 versos - Dístico

3 versos - Terceto

4 versos - Quadra

5 versos - Quintilha

6 versos - Sextilha

7 versos - Sétima

8 versos - Oitava

9 versos - Nona

10 versos - Décima

Mais de 10 versos - Irregular



A RIMA (identidade ou semelhança de sons em lugares determinados dos versos)
Tanto limão, tanta lima
Tanta silva, tanta amora,
Tanta menina bonita...
Meu pai sem ter uma nora!
rima soante: quando a correspondência de sons é completa (amora / nora).
rima toante: quando há conformidade apenas da vogal tónica, ou das vogais a partir da
tónica (lima / bonita).


RIMA PERFEITA
A rima é uma coincidência de sons, não de letras:
Céu puro que o Sol trouxe
Claro de norte a sul,
O teu olhar é doce,
Negro assim, qual se fosse
Inteiramente azul.
(Alphonsus de Guimaraens)
Há rima perfeita tanto entre sul e azul, como entre as formas trouxe, doce e fosse, que apresentam a mesma terminação grafada de três maneiras diferentes.


RIMA IMPERFEITA
Nem sempre há identidade absoluta entre os sons dispostos em rima:
Pensar eu que o teu destino
Ligado ao meu outro fora,
Pensar que te vejo agora,
Por culpa minha, infeliz...
(Gonçalves Dias)



RIMA POBRE
Consideram-se POBRES as rimas feitas com terminações de palavras da mesma classe gramatical.
Exemplos: infinitivos em –ar;
particípios em –ado;
gerúndios em –ando;
diminutivos em – inho;
advérbios em – mente.
(...)


RIMA RICA
São as rimas que se fazem com palavras de classe gramatical diversa ou de finais pouco frequentes.
O teu olhar, Senhora, é a estrela da alva
Que entre alfombras de nuvens irradia:
Salmo de amor, canto de alívio, e salva
De palmas a saudar a luz do dia...
(Alphonsus de Guimaraens)


AS DISPOSIÇÕES MAIS FREQUENTES DE RIMAS SÃO AS SEGUINTES:
a) rima cruzada

Poesia é carne e é flores, a
é suor cristalizado, b
trepidação de motores a
num céu diurno e estrelado. b (António Gedeão)
b)
rima emparelhada
Ora, se o filho do alfaiate qualquer dia a
Inaugurava ainda a Quinta dinastia!... a
Eu sentado no trono!... Eu rei de Portugal!... b
Que, rei ou presidente, enfim é tudo igual... b
(Guerra Junqueiro)
c)
rima interpolada
Quando perderes o gosto humilde da tristeza, a
Quando, nas horas melancólicas do dia, b
Não ouvires mais os lábios da sombra c
Murmurarem ao teu ouvido d
As palavras de voluptuosa beleza a
Ou de casta sabedoria; b
(Manuel Bandeira)


Não raro, a rima está ausente do texto poético. Os versos tomam então o nome de versos brancos ou soltos.
Roseira magra
em seiva ardendo
sem folhas
defende com espinhos
áspera
a pequenina flama
do coração exposto.
(Henriqueta Lisboa)

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