quarta-feira, 22 de abril de 2009

23 de Abril-Dia do Livro e do Direito de Autor

O dia mundial do livro e do direito de autor é celebrado, desde 1996, a 23 de Abril. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO, com o objectivo de promover a leitura, edição e protecção da propriedade intelectual do autor, bem como para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade” (UNESCO).
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro.

O livro constitui uma via de acesso fundamental ao conhecimento dos valores, dos saberes, do sentido estético e do imaginário da Humanidade. Janela sobre a diversidade das culturas e ponte entre as civilizações, para além do tempo e do espaço, ele é ao mesmo tempo fonte de diálogo, instrumento de troca e de desenvolvimento.

Sem comentários: