quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

«Saga»

Hans, personagem principal deste conto, vive no interior da ilha de Vig, situada no mar do Norte, com a sua família (Soren, o pai, Maria, a mãe, e Cristina, a irmã).
Sören tinha-se tornado um homem frio e disciplinado, uma vez que tinha perdido os seus irmãos, Gustav e Niels, num naufrágio, o que o levou a mudar-se com a sua família para o interior de Vig.
Devido à tempestade que ocorre no início da acção, o navio Elseneur naufragou e Knud perdeu os seus dois filhos, só os reconhecendo por causa de um anel de prata que ambos utilizavam.
Sören, ao saber do sucedido e para evitar um futuro semelhante ao filho, comunicou-lhe que o iria enviar para Copenhaga para estudar. No entanto, Hans confronta-o, dizendo que o que verdadeiramente queria era navegar para Sul a capitanear um navio. Como não entraram em acordo, Hans fugiu num cargueiro inglês como grumete de modo a concretizar o seu sonho.
Numa das paragens do barco, chegaram a uma cidade mais para Sul. Mas, após uma brincadeira levada a cabo por Hans que desagradou o seu capitão, este chicoteou-o em frente aos seus companheiros. Consequentemente, Hans fugiu para o centro da cidade, caminhando ao acaso.
Após ter vagueado quatro dias, foi encontrado e recolhido por Hoyle, um negociante e armador inglês, que o educou na sua adolescência. Por essa altura, Hans tinha um novo sonho: regressar a Vig capitaneando um navio, ser perdoado pelo pai e recolhido em casa. Para tal, decidiu escrever uma carta para casa pedindo perdão. No entanto, a resposta da mãe foi que não voltasse, pois o pai não o receberia nem perdoaria.
Os anos foram passando e, aos 21 anos, Hans já era capitão de um navio e homem de confiança de Hoyle. Apesar das viagens constantes, escrevia sempre para casa, no entanto, a resposta da mãe era sempre a mesma: para nunca mais voltar a Vig. Entretanto, Hoyle adoeceu e Hans deixou de navegar, pois tornara-se seu sócio e um homem de negócios.
Hans construiu família e compreendeu que a sua fuga de Vig tinha sido em vão, pois não concretizara o seu sonho.
Quando adoeceu, pediu à sua família que construísse um navio naufragado em cima da sua sepultura.
Conta a lenda que, nas noites de temporal, Hans navega nesse navio para Vig.

Cátia Silva e Catarina Brandão

Sem comentários: